domingo, 17 de junho de 2012

"Preconceito com nossa arte"

As pessoas ao se depararem com uma roda de capoeira pela primeira vez logo associam essa arte genuinamente brasileira à algum culto ou ritual onde os praticantes invocam santos ou orixás, ou até mesmo simplesmente olham e fazem descaso dizendo e contaminando outras pessoas com informações errôneas sobre nossa arte, como por exemplo que é coisa de vagabundo e desocupado.

A capoeira é uma arte BRASILEIRA na qual o negro escravo nela encontrou sua defesa contra as opressões daqueles que se diziam donos da razão, os senhores feudais.

Desmistificando a capoeira, ela não é religião

Essa é concerteza a associação mais usada pelas pessoas que desconhecem a história para com a capoeira, de que nossa arte nada mais é do que um disfarce para adorarmos supostos santos e orixás.

Mas essas pessoas devem lembrar que o tráfico e escravos na era colonial era feita entre escravos do BRASIL junto com escravos da ÁFRICA sendo assim acontecendo um verdadeiro intercâmbio forçado entre as culturas desses dois países.

Não estou dizendo que os africanos impuseram sua cultura na nossa, não é isso, mas que naturalmente essas culturas se mesclaram através da convivências nos navios negreiros e em seus alojamentos nos engenhos e nas grandes propriedades dos “Homens Brancos”.

A capoeira já era desenvolvida pelos escravos do Brasil onde o único instrumento tocado para embalar as “rodas de capoeira”eram o som das palmas e logo depois foi introduzido o berimbau pelos africanos e sucessivamente com o tempo os outros instrumentos.

E a religião na capoeira? Afinal com foi essa confusão?

Pois bem os negros escravos africanos tinhas seus cultos aos seus supostos deuses através de danças e cânticos onde eles invocavam e diziam verdadeiramente incorporar tais deuses.

Devo lembrar aos leitores deste pequeno artigo que não sou detentor da verdade ou influenciador tentando empurrar para vocês que a feitiçaria veio do continente Africano, até porque a mídia quando aborda tal assunto e enfatiza através de fatos e estudos que todas as religiões chamadas AFRO-BRASILEIRAS tem origem africanas como o próprio nome diz, lideres dessas religiões confirmam e até usam nomes africanos em seus rituais e até implantam dialetos antigos de origem africana em suas seções ou reuniões.

Capoeira gospel, inovação ou apelação do cristianismo moderno?

Atualmente vem crescendo o uso dos esportes como ferramenta de evangelização e não foi diferente com a capoeira essa arte que canta e encanta seus praticantes, não há dados concretos de quando, onde e qual foi o primeiro idealizador(a) desse movimento chamado capoeira gospel.

A referência mas antiga do uso da capoeira como ferramenta de evangelização no Brasil vem do estado de São Paulo do grupo de capoeira Nova Visão coordenado pelo mestre chocolate.

A capoeira realmente é fruto de Deus comprovado na Palavra através de algumas passagens como essas :

João 1:3 Esta escrito: “Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele e, sem Ele, nada do que foi feito se fez”.

Apocalipse 4:11 : “Tu és digno, Senhor e Deus nosso de Receber a Gloria, a Honra e o Poder por que todas as coisas tu Criastes, sim , por causa da Tua vontade vieram existir e foram criadas”.

Por isso temos certeza de que a capoeira é do Senhor que essa ferramenta de evangelização não é modismo nem tão pouco estamos tentando denegrir a Palavra, pelo contrário os grupos de capoeira gospel que atuam com seriedade e com base nos ensinamentos de Cristo são perseguidos e alvo de preconceito por alguns poucos que não conhecem nosso trabalho e nosso comprometimento primeiramente como Jesus, estamos simplesmente cumprindo a ordem de Cristo, que é o “ IDE “ do Senhor, Ele não disse: ide e pregai o evangelho a toda criatura “ de terno e gravata” ou tão pouco “de calça social ou camisa de botão” nem ao menos “pregar apenas através da igreja”.

“Ide e pregai o evangelho a toda criatura” simples assim e capoeira é a nossa forma de pregarmos e de transmitirmos o amor de Cristo para todos aqueles que conseguirmos alcançar.

Atualmente não se sabe quantos grupos de capoeira evangélicos existem mas sabe-se que esse número cresce numa grande velocidade e que seus praticantes adoram o Senhor Jesus e transmitem seu evangelho através da capoeira pela praticidade do grande alcance de pessoas através essa arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário