Projeto de implantação de atividades sócio educativas, tendo como base a prática da capoeira.
Capoeira na escola
Capoeira na escola- O que justifica a sua inserção no contexto escolar?
Justifica-se por tratar-se de uma cultura onde os alunos (as) não conhece a história, a musicalidade, e os rituais do povo brasileiro, desenvolvendo o gosto pela cultura do nosso povo.
“Capoeira é alegria, encanto e segredo”
´´ É tudo isso: Alegria encanto e segredo ”
“A capoeira tem seus mistérios”
“Toda pedagogia que não se renova, esclido-se rapidamente, e a inovações cedo onde-se numa rotina mais ou menos disfarçada na segurança do já feito, na facilidade do previsto, que justamente da inovação.”
“A capoeira visa um verdadeiro equilíbrio psicofísico” (MESTRE PASTINHA)
“O bom capoeirista é aquele que se move pela alma” (MESTRE PASTINHA)
Abordaremos a capoeira como um todo, dirigindo o trabalho para um contexto histórico, social, cultural, e político da história do nosso povo, fazendo uma análise histórica até os dias atuais, resgatando e construindo a verdadeira história.
A capoeira é um jogo com uma dinâmica onde a criatividade é infinita, as possibilidades de criação é mobilidade a todo momento, assim como todo seu sistema musical prático e cultural.
A capoeira oferece a criança espaço de expressão.
O estatuto da criança e do adolescente
Justificada fundamentada na Lei n. 8069 Art. 6. – são direitos sociais a educação, a saúde, trabalho, laser, segurança, previdência, maternidade e a infância, assistência aos desamparados na forma desta constituição.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do estado assegurar á criança e o adolescente ao absoluta prioridade o direito á vida, á saúde, a alimentação, ao laser, a profissionalização, a dignidade, ao respeito, a liberdade a salvo de toda forma de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão.
O QUE A CAPOEIRA PODE OFERECER A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
Antes de qualquer observação mais técnica sobre a capoeira, ela oferece a criança e ao adolescente um espaço de expressão dos desejos e de sua afetividade. Ela abre o espaço para brincadeira e para viver a realidade que o mundo não permite que seja expresso.
A capoeira trabalha variáveis, físicas, psicológicas, sociológicas, históricas, políticas, linguisticas, poéticas, musicais, etc.
FUNDAMENTOS EXISTENCIAIS DO TRABALHO
Todo trabalho tem uma base filosófica e metodológica, no nosso trabalho será desenvolvido com a especialidade desta criança e adolescente, seus impulso mais primitivos.
O trabalho será desenvolvido centrado no princípio filosófico e existencial.
“Aprender capoeira não é aprender a brigar
É aprender a luta de um povo que se expressou em movimentos físicos
Pela necessidade de liberdade
A liberdade de ser gente
Aprender capoeira é, acima de tudo, lutar
Pela liberdade do corpo e do espírito”
Dentro deste princípio filosófico o trabalho será desenvolvido e será organizado a própria relação do educado com os meninos (as) e adolescente.
A BASE METODOLÓGICA
A metodologia a ser desenvolvida do trabalho. Será dirigido não para a técnica, e sem objetividade a forma de ação de pessoa buscando resgatar, o passado na intenção de entender o agora e caminhar na construção do futuro.
A PEDAGOGIA
A pedagogia terá uma proposta liberadora, sempre considerando a riqueza do universo deste menino (as). E todo o seu universo da sua história e cultura.
A nossa proposta pedagógica terá como direcionamento o trabalho em grupo, e todas as atividades serão organizadas a partir do grupo, e no grupo deliberados todas as formas de atuação.
O EDUCADOR, SUAS EXPECTATIVAS, SEU MUNDO E AS RELAÇÕES COM MENINOS (AS) E ADOLESCENTES:
O educador não detêm o saber, ele não é que sabe ou dirigi, mas sem dúvida, o educador é uma figura estruturante (facilitador), e não a fonte de angústia para estes meninos (as) adolescente, mas ao contrário o educador é o agente facilitador, ele ver junto com a criança novos espaços para viabilizar os trabalhos.
O educador não resolve ou dita o que ser feito, ele faz com alguém e com eles buscam a elaboração de projeto de vida, fundamentado nos desejos da criançada.
CONCLUSÃO
A busca fundamental deste trabalho é a linguagem simbólica contida em cada movimento, a partir dai, buscar com os meninos (as) possíveis soluções das perguntas dos gestos e toda a linguagem inconsciente, sempre buscando a criatividade através do jogo, do brinquedo, que estar tão longe de sua realidade e agora resgatada através do jogo da capoeira.
A Capoeira é uma excelente atividade física que ajuda na formação integral do aluno. A sua riqueza está nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar. Porém, existem diversas concepções de Capoeira.
CAPOEIRA
Capoeira Dança e Arte: a arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes plásticas, literárias e cênicas. Na dança, as aulas devem ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da Capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia dos alunos, tanto na parte prática como teórica.
Capoeira Esporte: como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para a competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.
Capoeira Educação: apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um auto conhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites.
CAPOEIRA ESTILO XAXADO
Capoeira Lazer: como prática não – formal, através das “rodas” espontâneas realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo, etc.
Capoeira Filosofia de Vida: muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia própria de vida, tendo a Capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.
Apesar de termos enumerado algumas concepções e práticas de Capoeira na escola, acreditamos que esta deverá ser ensinada globalmente, deixando que o educando busque a sua identificação em quaisquer dessas formas. Caberá ao professor um papel relevante, orientando e estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo toda a sua potencialidade.
DANÇA DO FOGO
No jogo da Capoeira, onde são evidenciadas agilidade, destreza, coordenação motora, flexibilidade, e onde o capoeirista desenvolve a criatividade, zelando pelo respeito e camaradagem, jogando para recrear e não para testar capacidade, o professor deve desenvolver de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo social e cognitivo.
Conhecimento é domínio do corpo.
MACULÊLÊ
O estímulo de todas as partes do corpo seria um exemplo para o praticando entender que a própria natureza possibilitou ao ser humano condições, qualidades e recursos. Tudo tem uma utilidade e pode ser utilizado, desde que haja pleno estado de consciência, pois o potencial humano deve ser testado a cada momento em diferentes situação ;
COMPLEMENTOS DA CAPOEIRA
Samba De Roda
Puxada De Rede
COCO DE RODA ESTILO CAPOEIRA
Descrição; Eu Professor Roberto ( Sabia)
Pratico A Capoeira Desde De 13 De Agosto De 1991, Hoje Sou Professor Formado.
Também Árbitro De Capoeira Formado Pela Federação Sergipana .
Atualmente Com Um Trabalho Comunitário Na Cidade Do Pilar E Aulas Semanais Em Diversas Localidades;
*Salão Paroquial
*Bairro Do Torrão ( Capoeira Gospel)
*Escola Padre Cícero
*Conjunto Jorge Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário